Ok, O Interneuta é um blog sobre games mas… oras, ele também é um blog sobre games, imagens, humor e tudo mais!

Esse post sobre quadrinhos então se enquadra na categoria tudo mais, como é de se esperar. E em imagens também, né!

Resumindo: resetaram a vida do Homem-Aranha! Isso mesmo! Saga do Clone? Perda da identidade secreta na Guerra Civil? Morte de Harry Osborn? Casamento com Mary Jane? Tudo isso foi apagado! Inclusive as teias naturais (ainda bem!).

Para quem está por fora, eu explico. Nos últimos anos, a direção da Marvel tem tomado decisões pouco planejadas com o intuito de realavancar as vendas do herói aracnídeo. O começo de tudo foi a famigerada Saga do Clone, que colocou em cheque se o Aranha que vinha aparecendo na revista a anos era o original ou um clone feito do herói numa história de 30 anos atrás.

Eles queriam dar uma sacodida na história, trazer o clone de volta como original, etc… isso porque o Aranha estava passando por uma fase muito sombria, e o clone poderia ser o velho Aranha piadista de sempre. Qualquer pessoa com QI acima de 50 poderia prever que isso não ia dar certo! Quem ia gostar de saber que tinha comprado por 20 anos a revista de um Homem Aranha falso? =P

Consertaram a cagada mancada logo em seguida dizendo que tudo foi um engano, mas de lá pra cá não fizeram muitas escolhas boas.

Houve também a saga Pecados do Passado, que transformava o nosso herói em nada menos que… um corno! Nessa saga, é revelado que sua ex-namorada Gwen Stacy tivera filhos do seu arqui-inimigo Duende Verde no passado, durante o tempo que ela esteve viajando pela Europa.

A essa altura eu já tinha parado de ler a revista a tempos (parei na Saga do Clone, quando os preços aumentaram e eu não tinha um tostão furado no bolso!). O Aranha já era casado com Mary Jane nessa época ( se não me engano se casaram por volta de 95… ).

Outras coisas acontecerem, como a morte da Tia May (aliás, ô velhinha pra morrer e voltar do túmulo), Peter ter se formado e dar aulas na Universidade Empire State, Peter e Mary Jane se casaram e tiveram uma filha, que aparentemente tinha morrido, mas só foi raptada, Mary Jane também morreu, e deve ter voltado, etc, e etc, etc…

Mas tudo isso desvirtuou a vida do Aranha do modelo original que tanto agradava aos fãs: um herói mal compreendido pelo público em geral, que tinha problemas de grana, era jovem, bem humorado e desimpedido, tinha que se preocupar com a saúde da tia às vezes e com amigos do tempo do colégio, como Harry Osborn.

Falando no Harry, esse era outro que já tinha batido as botas e está de volta. Provavelmente teve de ser trazido por causa do público que os filmes do Aranha trouxeram à revista. Harry também já tinha se casado e tido um filho (mais um sinal de envelhecimento dos personagens do mundo do cabeça de teia). Ficou doidão por causa do soro de super força do Duende Verde, e morreu de ataque cardíaco em um esforço final para salvar a vida da sua família de uma explosão que ele mesmo tinha provocado. Ao que tudo indica Harry está de volta solteiro, também rejuvenescido e com amnésia dos tempos em que ele assumiu a máscara de Duende – o que o leva a um estado idêntico ao das revistas de décadas e décadas atrás.

Pelo menos uma boa notícia: as teias "orgânicas" foram embora. É que, depois do filme, deram um jeito do Aranha produzir a própria teia biologicamente, para que, mais uma vez, os leitores vindos do cinema não estranhassem aquelas bugigangas que ele usa pra lançar as teias pelos prédios de Nova York. Mas os velhos disparadores de teia estão de volta, e alguns outros "poderes novos" que o Aranha tinha adquirido após o evento Marvel Guerra Civil também desapareceram.

Esses fatos não tem uma explicação lógica na trama: são apenas uma grande "varrida pra debaixo do tapete" da história do herói. Algo como a Crise nas Infinitas Terras que, de tempos em tempos, aparece pra fazer uma faxina no universo da DC Comics.

Na imagem oficial abaixo, você pode conferir um resumo gráfico do que foi dito nesse post, e também ver a cara de pau dos editores ao pedir que os leitores "não olhem para trás", pois o passado ficou no passado… e as revistas têm que voltar a vender!

Resumo da nova saga do Homem-Aranha

Inspirado nesse posto do Jovem Nerd News.